sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Você sabia que o dia 09 de Agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas????



Essa data foi instituída por um decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) em 23 de dezembro de 1994 e tem como objetivo lembrar a importância da conscientização sobre a inclusão dos povos indígenas, muitas vezes marginalizados ou excluídos em seus direitos. 
A data busca garantir autonomia e valorização às diversas etnias indígenas do planeta e ainda presta homenagem a todas as contribuições culturais e sabedorias milenares que esses povos transmitiram para as mais diversas civilizações no mundo. 
De acordo com o senso demográfico de 2010, no Brasil existem mais de 800 mil indígenas, repartidos em aproximadamente 305 etnias diferentes, com cerca de 274 idiomas. Esses dados mostram que no Brasil ainda existe uma população indígena expressiva e que deve ser preservada. 
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, assim como todos os dias do ano, é uma oportunidade para refletirmos e construirmos atitudes de respeito à diversidade, de valorização à essas etnias e de conscientização sobre sua cultura, luta e resistência, eliminando preconceitos e estereótipos.
Também o dia 19 de abril é data para se comemorar a cultura indígena e foi instituída em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.
Tem sido uma prática das escolas, há muito tempo, comemorarem a data 19 de Abril com :

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  • desenhos do índio representado como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens; 
  • basicamente transmitindo às crianças que o "índio mora na oca, no meio do mato e plantam mandioca";
  • cocar de papel e penas;
  • pintura de guache no rosto;
  • e com música da Xuxa "Brincar de Índio" de forma estereotipada que não expressa a realidade de fato desse povo, e também de forma muito genérica de tal forma que não representa as diversas etnias encontradas no país.
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Porém essas práticas tem sido muito criticadas e já não fazem sentido!!!


E por que não fazer atividades com as mostradas acima? 



  • Por que efetivamente não ensinam nada sobre os índios reais, que existem pelo Brasil
  • Por que criam e reforçam preconceitos e estereótipos (do índio seminu vivendo na floresta, feliz, inocente e contente, sem problemas e sem influências de outros povos e culturas, congelados no tempo e no espaço)
  • Por que tratam os povos indígenas como se fossem uma coisa só, quando há dezenas de etnias indígenas e uma enorme diversidade entre os chamados genericamente de “índios”.
  • Por que são falsos (indiazinha chamada Jaci? Cocar de, papel / penas e palitos de fósforo?)
  • Porque prejudicam a criatividade da criança: todas devem fazer a mesma atividade, do mesmo jeito, e não têm espaço de pensar, criar ou propor nada.

                                       E como devemos abordar o assunto então?

Algumas ideias legais:

  • Podemos contar um mito ou lenda indígena, como os presentes nos livros infantis de Daniel Munduruku (aliás, esse autor precisa estar presente em todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental, pois seus livros são maravilhosos)
  • Podemos eleger um povo indígena para pesquisar e saber mais sobre suas condições de vida, a área que habitam, seus costumes, seus problemas e sua história. 
  • Podemos pesquisar sobre povos indígenas que habitam o nosso Estado/Cidade:  
                    http://www.ambientelegal.com.br/indios-de-sao-paulo/ 


  • Podemos apresentar às crianças vídeos e notícias sobre os povos indígenas no Brasil para ler e discutir. Por exemplo: 
                          https://www.youtube.com/watch?v=L17FnZvCdMA

  • Se quisermos trabalhar a representação dos povos indígenas na Arte, uma dica é conhecer o trabalho de Élon Brasil  um pintor incrível que representa índios do Xingu (entre outros) com muita sensibilidade. Veja mais http://www.elon.brasil.nom.br/



O livro “Élon Brasil e as nossas raízes encantadas” traz belas imagens para apreciações artísticas, além da história do pintor brasileiro.
Tela de Elon Brasil
Tela de Elon Brasil

  • E para incluir a Música, uma dica é o trabalho delicado e perfeccionista feito pelo grupo Mawaca no cd e dvd Rupestres Sonoros (conheça aqui).



O grupo Mawaca recolhe e registra músicas de povos indígenas, apresentadas em shows, cds e dvds
O grupo Mawaca recolhe e registra músicas de povos indígenas, apresentadas em shows, cds e dvds
Show "Cantos da Floresta", do grupo Mawaca
O Show “Cantos da Floresta”, do grupo Mawaca abre espaço a povos indígenas apresentarem um pouco de sua cultura

Para se apaixonar – e mostrar às crianças a beleza da música indígena – veja o vídeo:
O índio só tem um dia por ano?
Outro ponto também que merece a atenção é que não devemos propor estudos e atividades sobre as questões indígenas apenas nas datas estipuladas no calendário: 19 de Abril ou 09 de Agosto... Para conhecer sobre os índios brasileiros de hoje, seus direitos, sua situação, sua cultura e suas contribuições para a nossa língua e para a nossa sociedade precisamos de muitos dias e muitas situações e contextos de aprendizagens. Por isso, todos esses conteúdos e vivências a propor para nossas crianças não se esgotam em um só dia comemorativo ou uma semana, há assunto para meses e para um bom projeto pedagógico!
Por isso as nossas crianças tem entrado em contado há alguns meses com vídeos, músicas e lendas sobre os índios. E nessa semana realizamos a nossa Leitura Simultânea só com lendas indígenas para serem contadas aos pequenos:




Outras fotos desses momentos em nosso álbum: 

Enfim, é possível sermos criativos, críticos e ensinarmos de verdade sobre a beleza e a riqueza cultural dos povos indígenas, mas para isso nós adultos (professores e pais) precisamos pesquisar e estudar também, pois nossas gerações talvez não tenham aprendido da forma mais assertiva, livre de preconceitos e estereótipos.
Esperamos que esse texto tenha sido útil para ilustrar todo o contexto que envolve um trabalho pedagógico significativo sobre a temática indígena.




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